Anúncios

PROVA

Em uma cidade que passei, conheci um jovem, por certo com uma história admirável. Contava-me ele dos anos de sua jovem vida trabalhados incansavelmente dedicados à Deus e ao meio comunitário que estava inserido; mas em certa oportunidade fizeram-lhe acusações terríveis colocando-o em uma situação bastante delicada. Relatava-me ele que a parte mais triste da história não foi as acusações que lhe fizeram, nem as graves conseqüências que isso gerou, mas ser traído por pessoas que amava e lhes era fiel, pessoas que dedicou muito tempo, desprovido de qualquer interesse. Resumindo a sua vida tomou rumos bastante incertos, foi dispensado do trabalho que amava mais que própria vida (tinha-o como devoção e não emprego, muito menos por dinheiro), acabou afunilado em um processo judicial penoso, teve o desprazer de ver pessoas que conhecia muito bem virar as costas para ele e repassarem mentiras de boca a boca até tornar a sua moral um lixo diante da sua comunidade.

Ele insistia em me dizer que a dor
maior é ter pessoas que lhe eram fiéis traindo-lhe, trabalhando para destruí-lo, para lhe tirar de cena como se fosse uma ameaça em potencial que precisa ser eliminada. Relatou da mesma forma que jamais cultivou inimigos, nem um se quer, e de repente aparece um turbilhão de perversas mentes trabalhando para exterminá-lo.

Porém o nosso diálogo tomou outra direção e eu perguntei: Por que você não desistiu de tudo e foi embora para outro lugar, distante de tudo isso? Sabe qual a resposta que ele me deu? - Jamais vou desistir! Nasci com um propósito em minha vida e esse propósito vai se cumprir não importa quanto doloso possa ser!

Conversa vai, conversa vem, descobrir uma imensa fé naquele jovem, pois facilmente qualquer outra pessoa em seu lugar poderia ter enlouquecido ou desistido da própria vida, pois não foi nem justo nem moral o que lhe fizeram.
___________________________________

Ele não desistiu porque confiou na justiça divina, acreditou com sua própria vida que o justo há de ser defendido pela verdade e que os maus receberão a porção de seu próprio mau. O Salmista e Rei Davi escreveu no Salmo 11 as seguintes palavras: “No Senhor me refugio. Como então vocês podem dizer-me: "Fuja como um pássaro para os montes"? Vejam! Os ímpios preparam os seus arcos; colocam as flechas contra as cordas para das sombras as atirarem nos retos de coração. ... o Senhor tem o seu trono nos céus. Seus olhos observam; seus olhos examinam os filhos dos homens. O Senhor prova o justo, mas o ímpio e a quem ama a injustiça, a sua alma odeia. Sobre os ímpios ele fará chover brasas ardentes e enxofre incandescente; vento ressecante é o que terão. Pois o Senhor é justo, e ama a justiça; os retos verão a sua face”.

Davi sabia bem a dar de ser traído, perseguido pelas pessoas amadas, traído pelo próprio filho. Tinha um coração reto que buscava a Deus, mas mesmo assim foi injuriado. Mas, veja a expressão: “O Senhor prova a justo”, o que isto significa? Significa que O Senhor coloca as pessoas apertadas contra a parede para ver suas reações. E através de nossas atitudes nesse aperto é que aprendemos a ser mais experientes. A prova aperfeiçoa a justiça que há em nós, mas também, dá a oportunidade para adquiri-la quem não a tem.

Não posso saber o que possa estar ocorrendo na sua vida caríssimo leitor deste blog, mas certo e convicto estou em declarar que você não pode desistir. Existe uma multidão de pessoas a postos para celebrar a sua derrota, mas você não pode entregar esse prato servido para eles. Deixe que eles batalhem contra você, deixe que digam e façam tudo que puderem, mas você permaneça somente confiando na justiça de Deus, ela jamais falhou com alguém.

Se você sabe que é justo, que a dura provação é injusta, utilize como uma oportunidade para crescer, para aprender, para saber acolher alguém na mesma situação.

Porque será que Deus prova a justo? Porque ele ama o justo. O homem mau não é provado, porque a face de Deus o abomina, e ainda assim, age com misericórdia com este, oferecendo sempre uma última chance.

Se você reconhece que seu coração é mau, fuja já deste mau.
Se você reconhece ser inocente, confie em Deus.

Nossos sonhos e propósitos só podem ser conquistados se formos fortes o suficiente para tal. Quanto maior o sonho, maior será a provação. Ela serve como ferramenta de preparo e polimento para chegarmos à excelência de Deus.

Para um bem maior, sacrifícios são necessários”, esta foi a frase que ouvi uma certa noite ao me despertar no meio da madrugada, uma mensagem estava sendo transmitida a mim, e hoje transmito a você leitor.

É fundamentalmente importante abrir mãos de alguma coisa, nos privarmos de algo para que nosso espírito e mente saibam lidar com a perda, pois perdendo aprendemos a conquistar coisas maiores e utiliza-las com sabedoria.Temos um exemplo muito clássico, o personagem bíblico Jó que perdeu todas as suas posses, todos os seus filhos e a sua saúde, e tudo isto com um propósito: saber se Jó amava realmente a Deus ou tudo era apenas uma fachada. Ação: Jó continuou amando a Deus acima de sua própria desgraça sem culpar a ninguém pelo seu mau, apenas reconhecendo que o mesmo Deus que tudo deu a ele poderia também tudo tirar. Resultado: pela sua fé recebeu todos os seus bens, saúde e família em dobro e beleza.

Não podemos ser tolos, oportunidades estão sendo oferecidas todos os dias para nós. Oportunidade para aprender, crescer, amar de verdade, ser justo e honesto consigo mesmo e com os outros, e tantas outras oportunidades; precisamos da sabedoria divina para absorver tudo que acontece ao nosso redor em nosso favor. Aprender a superar a dor, a frustração, e tornar esses sentimentos como agentes de polimento de nossa mente, espírito e alma.

Que Deus nos abençoe!


Alan Chiamenti Machado
Autorizada reprodução com os devidos créditos e fonte.

2 comentários:

  1. Ótimo texo reflexivo!
    Bom poder ler textos com esta coerência!

    Se todas as pessoas confiassem na justiça divina e buscassem agir assim com certeza teríamos um mundo muito mais humano. Com certeza desistir de tudo não é o passo mais indicado que devemos dar na vida.
    Deus o abençõe!!
    http://pingofeliz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário irmã Claudinéia. Que Deus a abençoe.

    ResponderExcluir