Anúncios

MUDAR O MUNDO

Poucas pessoas no mundo acreditam na expressão “Mudar o Mundo”.

* Um dia perguntei a um cidadão: - Você acredita ser capaz de mudar o mundo?
* Ele me respondeu: - Eu? Jamais. O que posso fazer para mudar o mundo, nem todo o meu empenho, durante toda a minha vida seria capaz de alterar o curso do mundo.

* Então iniciei um diálogo. Comecei por uma pergunta: - Será mesmo?





Um menino canadense de apenas 6 anos, chamado Ryan Hreljac, de família classe média, iniciou uma campanha bem sucedida para abertura de um poço de água potável na África (custava por volta de $ 2.000), comovido pela realidade de muitos africanos que morrem literalmente “de sede” (após ter descoberto essa verdade em sua escola). O menino não se satisfez de conseguir tamanha façanha, e
desejou ir a África conhecer o seu poço. Após ter contato com os africanos, e desenvolvendo um amor a este povo mais do que a si mesmo, não conseguiu descansar, e numa desenfreada corrida contra a morte, arrecadou recursos para abertura de inúmeros outros poços. 
Fundou sua própria fundação de auxilio ao povo africano, em 2008 já eram 600 poços abertos em 16 países e ficou conhecido como “o menino que tirou a sede de meio milhão de africanos”.  ELE MUDOU O MUNDO DE MILHARES DE PESSOAS. [Fato: Ryan era apenas um menino, não ambicionou mudar o mundo, mas apenas ajudar algumas pessoas. Conheça o site da fundação: http://www.ryanswell.ca ] 





Durante o período da 2ª Guerra Mundial, surge um homem chamado Oskar Schindler. Filiado ao partido nazista. Homem entregue a luxúria. Como muitos nesse período de guerra, se fez utilizar da mão de obra forçada dos judeus para dar funcionamento às suas fábricas e enriquecer a custas da guerra. Os judeus estavam em processo de extermínio por Adolf Hitler. Schindler participava da alta cúpula do partido nazista e gozava de grande influência política entre os comandos militares. Com o passar do tempo, vendo a corrupção por traz dessa política, e utilizando sua influência, travou uma batalha para defender os judeus do extermínio, mesmo sem se opor às autoridades que estavam no comando. Comprou centenas e milhares de judeus para trabalhar em suas fábricas e proibiu a execução de qualquer um deles. Foram velhos, crianças e até pessoas incapazes de trabalhar. Sua intenção agora não era mais enriquecer a custas dessa raça, mas livrá-los dos campos de concentração e das inevitáveis câmaras de gás (na qual seis milhões de judeus foram exterminados). Schindler simplesmente aproveitou-se de uma ocasião e conduzido por um amor a esta raça condenada (judeus), arriscou perder a própria vida, gastou até o último cêntimo, mas salvou a vida de  1.200 judeus. Até os dias atuais ele é lembrado com a maior relevância na história judaica. ELE ARRISCOU SUA VIDA, APROVEITOU-SE DE UMA OCASIÃO E MUDOU A VIDA DE MILHARES DE PESSOAS, SALVANDO-AS DA MORTE CERTA.  

Um moço hebreu chamado José, teve sonhos. Na singeleza de seu coração acreditou em seus sonhos, mesmo que isso tenha despertado a inveja e a injustiça. Foi vendido como escravo, comprado para trabalhar na casa do oficial do Rei do Egito. Lembro que, ele acreditou em seus sonhos e os guardou em seu coração. Anos passados, de súbito acontecimento, acabou interpretando os atormentados sonhos do Rei, que de imediato o nomeou Governador do grande Império Egípcio. Mesmo sem conhecimento de liderança, sem nunca ter conduzido pessoas, apenas as ovelhas de seu pai, aceitou o desafio, acreditou em si mesmo e no seu Deus, iniciou uma campanha nacional durante sete anos de abundância, que proveu recursos para salvar da fome todo o mundo de então, durante os sete anos de uma grande seca. Da prisão para o palácio real, ELE MUDOU A HISTÓRIA DE UMA GRANDE E IMPORTANTE NAÇÃO. [Fato: José era filho de um simples hebreu, sem qualquer descendência à realeza. Em sua juventude era autoconfiante em excesso, mas não ambicionou mudar o mundo. O que aconteceu foi que as circunstâncias aparentemente insuportáveis para qualquer outro, que aliadas a sua autoconfiança e uma certeza absoluta que poderia transformar qualquer acaso em seu benefício, e assim o fez, não deixou passar nenhuma ocasião sem retirar benefícios dela]

Um homem chamado Moisés, criado como filho de Faraó, após descobrir sua descendência hebraica e ter assassinado um guarda egípcio, fugiu para o deserto. 40 anos viveu em montanhas e desertos, encontrou sua amada e acreditou que tudo estava certo. Mas certo momento uma voz fala com ele de uma sarça ardente. Essa voz o comissionou de uma grande missão. Moisés retorna ao Egito e se opõe ao opressor Faraó que afligia seu povo de origem. Não solícito do auxílio divino, conduziu a liberdade um grande povo e que veio a se tornar a nação que mais influenciou a história da humanidade, principalmente dois mil anos atrás, quando deste povo nasceu o homem que reescreveu todas as páginas da história. O simples Moisés conduziu com ousadia uma multidão de dois milhões de pessoas pelo deserto, sem qualquer experiência de liderança ou força armada, apenas com sua fé e um cajado. Ressalto que no princípio ele julgou-se incapaz de se dirigir ao Faraó, não se achava capaz de cumprir essa missão, mas obediente a ordem divina,  MARCOU A VIDA DE SEU POVO E REESCREVEU AS PÁGINAS DA HISTÓRIA COMO UM GRANDE LEGISLADOR. [Fato: Moises jamais ambicionou mudar o mundo, há quem diga que nem mesmo quando habitava no palácio real não ambicionava tais coisas]


Um cidadão paulista, advogado bem sucedido, abandona seu emprego, sua carreira, e muda-se para Johanesburgo (capital da África do Sul) para iniciar um trabalho missionário. Há mais de duas décadas vem realizando este trabalho. Já construiu centenas de igrejas, escolas, levando comida a milhares de africanos, nos mais recônditos e miseráveis lugares do sul do continente. Está levando alimento, conhecimento e esperança para pessoas esquecidas pela humanidade. Nem governo, nem ONU, nem UNESCO, se importam com as centenas de crianças que morrem todos os dias por falta de alimento e cuidados. Uma ação de fé e amor, dois sentimentos que produzem uma força indescritível, que leva uma pessoa a abandonar seus próprios sonhos, ou melhor, mudar seus sonhos de si próprio para o exterior a sua volta. A maior realização desse missionário é simplesmente oferecer um prato de comida a um desses milhões de africanos. Estender um pedaço de carne pela primeira vez na vida de uma dessas pessoas. Ver uma criança sorrir e cantar, porque recebeu um pouco de esperança. ELE ESTÁ MUDANDO O MUNDO DE INÚMERAS PESSOAS TODOS OS DIAS. [Fato: Ele ambicionou sim mudar o mundo, começando por algumas pessoas apenas, e alcançar tantos quantos a vida neste mundo puder lhe permitir]  


“Aprendemos com esses exemplos que Deus prepara e então usa. Seu tempo oportuno dura para toda a vida. Também somos levados a acreditar que Deus realiza seu maior trabalho através de pessoas falhas e frágeis”

Poderia citar tantos outros exemplos na história da humanidade, nos tempos antigos ou nos dias hodiernos. São muitos casos de pessoas simples, sem fama ou riqueza, que apenas sonharam em fazer alguma coisa para ajudar alguma pessoa. A maioria desconhece a extensão que suas motivações podem alcançar, e geralmente superam todas as expectativas.

MUDAR O MUNDO,  não significa praticar ações que abalem todos os continentes da terra. Significa ter o poder de mudar a vida de uma só pessoa. Cada pessoa que você ajudar e estender a mão (não importa qual a necessidade) é um mundo que você está mudando.
Todos nós temos a chance de influenciar a vida de alguma pessoa e impactá-la para sempre. Típico caso que leva essa pessoa a jamais se esquecer você. Pois mesmo que alguém seja orgulhoso e prepotente a tal ponto, ele jamais esquecerá uma pessoa que o ajudou.
Quando você se porta como um bom amigo, um amigo de fé em tempos de crise, transmitindo um bom testemunho, você está marcando a vida de alguém.
Quando você estende a mão e oferece um prato de comida para uma pessoa necessitada, você está mudando o momento de alguém.
Quando você dá educação para uma criança desassistida, você está delineando um futuro que poderá ser grandioso.
Quando você leva a mensagem de Jesus a uma pessoa cansada e sem esperança, sem ter no que acreditar, você está levando a vida dessa pessoa a um novo rumo.

As dimensões de nossas ações não podem ser medidas. Pois hoje você pode estar ajudando um simples moribundo de rua e mudando o seu momento, seu mundo daquele instante, e, amanhã, essa pessoa poderá estar mudando o mundo de centenas outras. Resultando numa cadeia de acontecimentos infinita.

A oportunidade de MUDAR O MUNDO, está a nossa volta todos os dias. Faça o que você sabe fazer de melhor. Não perca oportunidades, nem ocasiões. Não tema a ousadia. Encare os desafios que se lançarem para compartilhar com o mundo o que você tem de melhor em seu coração.


Alan Chiamenti Machado
30 de agosto de 2011
Reprodução autorizada desde que citada a fonte, www.alchimac.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário