Anúncios

PURIM


no início do mês de março os judeus comemoram o purim, uma das festas mais alegres para a cultura judaica, mas você sabe o que significa?


A HISTÓRIA DO LIVRO DE ESTER

De acordo com o Livro de Ester, a festa de Purim foi criada em memória aos judeus salvos no Império Persa depois da destruição do Primeiro Templo. Haman, um ministro muito próximo do Rei Achashverosh, planejava destruir e matar todos os judeus que viviam no reino da Pérsia e roubar suas propriedades. O Rei Achashverosh concordou com o pedido e Haman escolheu o dia 13 de Adar em um sorteio (que se diz "פור" - "pur" in Hebraico, por isso o nome Purim). Este plano fracassou graças a uma série de eventos e o envolvimento de Ester e Mordechai, os judeus que executaram Haman, seus filhos e aqueles que acataram suas ordens. Na verdade, celebramos o Purim graças a sabedoria de uma mulher, a Rainha Ester da tribo de Binyamin, que se transformou na mulher mais poderosa do Império Persa (como a história de José no Egito) e frustrou a conspiração de Haman.

A ORIGEM DO NOME DA FESTA "PURIM"

A palavra "פור" - "pur" refere-se a uma peça de cerâmica ou pedra que era sorteada para tomar decisões importantes. Haman sorteou a "pur" para escolher a data de extermínio dos judeus - 13 de Adar. A festa é chamada de acordo com a "pur" que ele sorteou.

Desde então Purim foi marcado como um dia de festejar e divertir-se em memória da vitória dos judeus sobre os seus inimigos (Livro de Ester, capítulo 9). Aliás, esta é a única festa judaica onde é permitido ficar ébrio, algo que é normalmente considerado uma depravação por judeus. Em Purim, extraordinariamente, a bebedeira é promovida.


Noa Badihi-Kalfus
Mestre em Linguística Hebraica pela Universidade de Tel-Aviv.

http://lp.eteacherbiblical.com/email/lp_biblical_hw_purim-pt.html?cid=21587&adgroupid=-1&utm_source=the_hebrew_word&utm_medium=email_marketing&utm_campaign=bib_pt_eml_hw_purim_2015-03-04_%2321587&fname=Alan&lname=Chiamenti%20Machado&email=alchimac@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário