Anúncios

FIM DE FESTA

O Natal chegou, e mais um ano se termina.

Todos estão imensamente ocupados com os preparativos para as festas, Ceia de Natal em família e o Reveillon. A casa está cheia, os parentes de fora da cidade chegando; nossa... que apuro para tudo ficar bem e bonito. Mas teu coração, como está?
 
Em meio as constantes atividades, você já parou para refletir sobre o ano que se vai? Parou para meditar sobre a tua semeadura ou colheita, e conferir se realmente você tem motivos para comemorar?

Deveríamos nos questionar sobre o que significa o Natal para nós. Traçar metas para o ano novo que se aproxima. Refletir profundamente em cima de nossos erros e trabalhar para não errar de novo. Mas estamos muito ocupados com o "Efêmero" e o "Passageiro".

Não plantamos qualquer semente que por acaso veio a germinar. Não regamos nenhuma árvore frutífera, mas do seu fruto comemos (entenda figurativamente). Não aprendemos a reconhecer erros, ignorâncias, sequer planejamos pedir desculpas a quem quer que seja, com vistas a receber o ano novo com coração limpo e leve. Estamos realmente muito ocupados.

E então, o que estamos levando para o novo ano? A pressa está no topo da lista?

Pare, meu leitor, apenas alguns minutos, e reflita sobre que caminho estás tomando. Vais com tanta pressa para onde? É um lugar que vale a pena?

Quanto mais nos apressamos, menos vivemos, vamos deixando de perceber as belezas silenciosas da vida e vamos perdendo as bênçãos de Deus.

Queremos olhar para o futuro, queremos avançar, evoluir... mas é muito difícil entender o futuro se não temos a mínima idéia do que está acontecendo no presente. É preciso viver o agora, curtir da melhor forma os momentos que temos hoje, aproveitar os últimos capítulos do livro antes que ele acabe.

Só cabe a nós, uma responsabilidade intransferível, de usar o que aprendemos até aqui para planejar e traçar o que queremos no amanhã; mas, só sonhe com o futuro se puder entender o seu presente, ter o tempo favorável para endireitar os caminhos tortos, mudar tudo que precisa ser ajustado e desculpar-se pelo erros cometidos.

Não corra ao encontro do que você não está preparado para encontrar. Viva as etapas por completo, não pule fases, seja paciente em cada momento. Não vá devagar ao ponto de atrasar, mas não se apresse para chegar antes da hora. No universo tudo possui uma ordem perfeita e um tempo exato. Tudo é regido por uma "mente brilhante" que não tem a mínima pressa, para Ele o tempo continua passando na mesma velocidade como a 2.000 anos atrás. Embora a nossa forma veloz de se comunicar tornou o dia muito curto, o tempo permanece igual, a percepção dele é que mudou.

Vamos mudar essa nossa percepção de mundo, aprender a respeitar o tempo, torná-lo nosso aliado.

Jamais se acomode frente aos problemas. Caminhe apesar das distâncias; vença apesar dos obstáculos; sonhe apesar das desilusões; sorria apesar das angústias e acredite acima de tudo.

Comemore as festas, esteja certo que fez algo de produtivo neste ano que passou, e se não o fez, tens um ano inteiro pela frente para fazer, mas não esqueça, use o tempo como seu aliado. Marque o mundo com a sua presença, mude ele, você é capaz!


                              Boas festas.

Alan Chiamenti Machado

22 de dezembro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário