Anúncios

CORAGEM



O ex-presidente norte americano, o célebre Abraham Lincoln (falecido em 1865) disse certa feita que: “Frequentemente é necessário mais coragem para ousar fazer certo do que temer fazer errado”.

Se tomarmos esta frase nos atuais dias, em um mundo tão errado em que vivemos, ela não poderia se encaixar melhor; parece ter sido escrita exatamente para estes dias da história humana.

Mas por que “ousar fazer o certo”? Isso não deveria fazer parte de nossa rotina? Ou é apenas um sonho?

Na vida real, se você deseja viver uma vida justa e correta, é preciso se esforçar muito. É preciso ter uma imensa coragem de enfrentar o duro preço da justiça. Exatamente isso, vivemos num mundo em que ser honesto está fora de moda, inadequado. Quem não precisa no seu trabalho mentir, produzir lucros injustos, desviar alguma sobrinha, enganar o simples, tapear o incauto, etc...? A maioria das pessoas vivem disso. O sujo enganado pelo mal lavado. Isso é um fato!


A mentira, o engano, a trapaça, o roubo, isso faz parte da sua vida? Você já refletiu sobre isso? Se já refletiu, não se preocupou, pensando que você é apenas mais um fazendo isso, que diferença faz? Não é verdade?

A cada quatro pessoas que conversamos em nossas relações de trabalho, pelo menos três não falam a verdade. São motivados por metas a atingir, pressões da chefia, regras esdrúxulas criadas por homens cínicos e por aí vai. O mundo vai mal, enquanto desenha a imagem de que estamos evoluindo. Será que estamos evoluindo realmente? Passamos de uma época em que a palavra era algo sério, para um tempo em que não podemos acreditar em ninguém. Passamos de um tempo em que os padrões morais eram prezados a custo de exclusão social, para uma época em que os padrões mudam para agradar o imoral. Isso é evolução? Não temos mais grandes e inspiradores homens pensadores, somente aqueles que estão reciclando pensamentos amplamente difundidos e dando a eles nova roupagem.

Tecnologicamente crescemos muito, mas, caímos moralmente e destruímos a consciência social. Aceitamos tudo que nos é proposto, acatamos as mais aluadas modas, incentivamos a auto-destruição de nossos adolescentes e jovens... Somos máquinas operando no automático, massa de manobra de grandes homens que detém o poder.

Então, como disse nosso amigo Lincoln, é preciso mais coragem para fazer o certo, desafiar os padrões equivocados em vigor, enfrentar a crítica; do que simplesmente ter medo de fazer o errado. O Errado virando o Certo. Inversão total de valores.

Por mais protestantes que sejamos você e eu, não temos como colocar o mundo nos eixos, vai além das nossas forças. Para o mundo pode não haver esperança, mas para você e eu há. Com a ajuda de Deus podemos ser diferentes, pequenas e grandes fontes de luzes brilhantes neste mundo de sombras. Podemos sim tomar partido e coragem, enfrentar consequências, fazer o certo, deixar claro para o mundo que somos uma esperança para as demais pessoas mergulhadas no descaso.

Com a direção do Altíssimo Deus, devemos ser exemplos de vida e conduta, retidão e verdade. Devemos ser pessoas inspiradoras, onde nossa conduta fale mais que mil palavras. Seu modo de viver deve dar testemunho de Deus, testemunho de amor e de paz.

Assim fazendo, talvez não mudamos o mundo como elemento global, mas levamos muitos mundos (vidas) a sinceras mudanças.


Que Deus te abençoe.

Alan Chiamenti Machado
Passo Fundo, 16 de maio de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário