Anúncios

PREVENIR OU REMEDIAR, QUAL MELHOR?

Outro dia eu lia o livro “O Príncipe” de autoria de Nicolau Maquiavel, escrito em 1513, onde o autor faz um discurso político sobre o principado, bem recomendado para pessoas que desejam alcançar lugares altos e de poder, mas não possuem nobreza para tal. Ao folhar as páginas do livro encontrei, capítulo III, o seguinte trecho:

“... os romanos fizeram o que todos os príncipes sábios devem fazer: não se concentrar apenas nos distúrbios presentes, mas também nos futuros, fazendo de tudo para evitá-los, pois com a prevenção é possível remedia-los mais facilmente, ao passo que, quando se espera demasiado, o tratamento não
chega a tempo, porque a doença já se tornou incurável; é como a tísica (definhamento lento, tuberculose), que, segundo os médicos, a princípio é fácil de tratar e difícil de diagnosticar, mas, com o passar do tempo, não tendo sido diagnosticada nem tratada precocemente, se torna fácil de reconhecer e difícil de curar.”

Este trecho representa bem o conhecido chavão popular “É melhor prevenir do que remediar”.

Todos os homens e mulheres, almas viventes sobre a Terra, possuímos uma doença incurável transmitida hereditariamente. Nós a conhecemos pelo nome de PECADO, e ela se manifesta em todas as pessoas independente de qualquer circunstância.

E se eu te dissesse que o pecado as vezes é difícil se diagnosticar e impossível de tratar? Pareceria uma idiotice? Não. Pois, quantos de nós conseguimos reconhecer que somos pecadores? Você sai por aí dizendo que é um pecador, que fez isso ou aquilo? É claro que não. Dessa forma muitos tentam ignorar a existência do pecado e até de Deus, com medo que um Deus bravo o julgue e condene, logo por isso há tantos ateus.

A humanidade está sendo dilacerada por doenças da alma, incontáveis pessoas tirando suas vidas porque seu coração está rechaçado pela culpa e pelo medo de “enfrentar seus próprios demônios” (em outros tempos essa frase significava enfrentar seus próprios medos e desafios, sua própria mente). Existe também o medo de ser julgado pelas pessoas e pelo divino; mas as coisas não funcionam desta maneira.

Reconheça hoje que sua alma está doente, não continue ignorando esse FATO CONCRETO inerente a toda raça humana. Existe cura e ainda há tempo para isso. É preciso uma decisão sua. Pode ser um problema que só você sabe, e com certeza não precisará repartir com ninguém.

Venha a Cristo, chame por ele. Ele é Médico dos médicos, conhece o seu coração e todos os seus pensamentos, até aqueles onde você o ignora, onde você tenta sufocar a existência de Deus. É bobagem tentar fugir, você não poderá se esconder. Um memorável personagem bíblico fez uma pergunta: Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura também lá estás. Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá.”

Abandone a culpa, o medo, a solidão, reconheça que sua alma precisa de ajuda e um médico para a doença pecado. Quanto mais você ignorar isso, pior se tornará, até o ponto de achares que não há mais como reverter o quadro. Busque ajuda em Cristo enquanto há tempo, um dia esse tempo acabará e então, será realmente tarde demais. Hoje é a oportunidade de receber Cristo em seu coração e deixar que os efeitos do pecado sejam aplacados pelo grandioso amor que Cristo tem por você.

Você pode até dizer que não acredita no que estou falando, mas eu mesmo sou testemunha ocular de inúmeras pessoas que um belo dia reconheceram que precisavam de ajuda, ajuda urgente, e deixaram que Cristo os tratasse, em alguns casos como última das últimas esperanças, e tiveram suas vidas transformadas pelo amor de Cristo. Depressão, drogas, enfermidades físicas.... seja qual o for o motivo, nenhuma situação pode ser difícil ou impossível para Deus.

Pense nisso, faça uma auto-análise do seu coração. Seja sincero pelo menos consigo mesmo, e decida que AGORA é a HORA DE MUDANÇAS.

Alan Chiamenti Machado
Autorizada reprodução com os devidos créditos


Um comentário:

  1. Para Deus não há impossível, mas as consequências dos nossos pecados muitas vezes cobram um preço alto!

    http://evfabiomagalhaes.blogspot.com

    ResponderExcluir