Anúncios

MUTATIS MUTANDIS


“Mudadas as coisas que precisam ser mudadas” é o significado expresso pelos termos latinos Mutatis Mutandis.


O escritor norte-americano Max Lucado conta em um de seus livros uma história mais ou menos assim: “Uma equipe de construtores foram chamados para erigir um templo consagrado a Alá, então, logo após a conclusão da grande obra, foi feito uma vistoria pelo Aiatolá que havia encomendado
o templo, e foi constatada uma porta emperrada, de imediato os trabalhadores da obra foram solicitados para efetuar o conserto, porém o líder religioso não os permitiu e disse: - Se esta porta está emperrada, permanecerá desta forma, pois assim é o desejo de Alá.


A todos nós foi dado o poder de fazer mudanças, sejam elas apenas mudar coisas de lugar, como mudar atitudes e hábitos. Você e eu possuímos sempre uma porta emperrada, uma janela que não abre, uma fechadura que não tranca... enfim, alguma coisa que precisa de conserto, mas, só você tem o poder de decidir consertar ou deixar desta forma.

Somos como uma casa mobiliada, se o dono desta casa não trocar em algum tempo os móveis de lugar, será sempre a mesma coisa, um eterno marasmo, uma monotonia total, mas, se trocados de lugar, mesmo sem colocar nada novo, haverá sempre uma novidade.

Em nossas vidas as coisas funcionam exatamente deste jeito, ou você se motiva a trocar alguma coisa de lugar ou será sempre o mesmo, aquele cara monótono que é bem conhecido pelo jeitinho sempre igual.

Deus nos proporciona em todos os dias da vida uma oportunidade de mudanças, e algumas são realmente necessárias. Precisamos sempre estar removendo sentimentos que se acomodaram dentro do coração e se não arrancados permanecerão para sempre ali, e quanto mais tempo o deixarmos, mais difícil será removê-los.

Precisamos nos examinar com muita freqüência, remover atitudes e sentimentos que não agradam a Deus e que também não agradam o nosso próximo. Precisamos remover fardos que se acumulam, fardos de solidão, de culpa, de arrogância, de medo, de dúvida, etc. É por isso que mudanças são necessárias. É preciso revisarmos o nosso foco, qual objetivo de nossas vidas, o que realmente queremos.

Em boa parte de nossas vidas somos obrigados a se adaptar as circunstâncias, mas também precisamos ter coragem de forçar algumas circunstâncias a se adaptarem a nós. Nós temos o poder de querer, de sonhar, de realizar... não que sejamos senhores de nossos próprios destinos, mas Deus quer atitudes, quer que tenhamos no uso do livre arbítrio a decisão de dar um passo em direção de nossos sonhos.

Se apenas nos sentarmos e esperarmos que os nossos sonhos aconteçam, morreremos de velhos na mesma posição, no mesmo lugar, sem mover um centímetro.

Tenha coragem de enfrentar as mudanças, tenha coragem de dar um passo na direção de seu sonhos e o resto o Senhor fará por você.

Se você estiver cansado e deprimido, sem ânimo para caminhar, tente se lembrar que você é o motivo que levou um carpinteiro judeu a revolucionar toda a história da humanidade, você é o motivo que levou o ser mais elevado do universo a se despir de toda a sua glória para pagar o preço mais caro pela tua vida.

Você e eu somos preciosos, custamos preço de sangue inocente, motivo suficiente para você não desistir.

Abra a porta do seu coração para Cristo te mostrar o que precisa ser mudado, o que precisa ser tirado, o que precisa ser acrescentado e aceite o desafio, encare as mudanças como um aperfeiçoamento, não tenhas medo, deixe ser Mutatis Mutandis – mudadas as coisas que precisam ser mudadas.



Texto escrito e inspirado por
Alan Chiamenti Machado
Autorizada reprodução com os devidos créditos.

Um comentário:

  1. Ao aceitar um novo desafio deve-se levar em consideração que este poderá ser difícil ou até extremamente complexo. Mas a situação é a seguinte: ou você aceita o desafio e encara do tamanho que for, ou, simplemente se conforma com a atual situação e fica por aí mesmo. Tudo é uma questão de decisão, e como diz Pastor Mike Murdock "O seu futuro será decidido pelo que VOCÊ está disposto a mudar".

    ResponderExcluir